Atenção ao título dos rótulos!

FONTE: Sindicom

Se você mexe com óleo lubrificante, se liga aqui.

Já reparou que alguns rótulos de lubrificantes vêm com uns desenhos parecidos com placas de trânsito? São os pictogramas!

Esses símbolos têm, entre seus principais objetivos, proteger a saúde das pessoas que manuseiam as embalagens de óleo automotivo, e prevenir os prejuízos ao meio ambiente em decorrência do mau uso e descarte indevido dos resíduos gerados após sua utilização. Eles têm sido introduzidos no mundo todo de forma a padronizar essas informações tão importantes.

No Brasil já são exigidos por lei, que estabeleceu que: “O produto químico utilizado no local de trabalho deve ser classificado quanto aos perigos para a segurança e a saúde dos trabalhadores de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), da Organização das Nações Unidas.”.

De acordo com a regra, novos elementos foram introduzidos na rotulagem e embalagem de misturas, ou seja, novos pictogramas, palavras de advertência, frases de perigo e frases de precaução. Isso torna o rótulo do produto ainda mais esclarecedor e preventivo. Por exemplo: Perigo de irritação ocular pode ser evitado por um simples pictograma contendo um símbolo tipo ponto de exclamação: ! , uma palavra de advertência ATENÇÃO e uma frase de perigo do tipo: PROVOCA IRRITAÇÃO OCULAR GRAVE e outra de precaução: LAVE OS OLHOS CUIDADOSAMENTE APÓS O MANUSEIO.

Os consumidores de lubrificantes também poderão encontrar alguns desses avisos, como aqueles que mencionamos acima, estampados nos rótulos de embalagens de produtos fabricados a partir de junho de 2015, conforme exigência da Resolução 22/2014 da ANP.

Por isso não despreze as informações do rótulo. Se o seu óleo obedece essa determinação, é mais um motivo de credibilidade para sua escolha.

Confira!

Continue de olho nas dicas aqui do nosso site.

Essa informação foi útil para você?

Por que essa informação, não foi útil para você?

Obrigado pela sua participação!

compartilhe essa informação: