Vai trocar o óleo? Atenção ao título dos rótulos!

Vai trocar o óleo? Atenção ao título dos rótulos!

Por |2021-07-04T17:05:52-03:008 de abril de 2016|Dicas, Por dentro do óleo|

Já reparou que alguns rótulos de lubrificantes vêm com uns desenhos parecidos com placas de trânsito? São os pictogramas!
Esses símbolos têm, entre seus principais objetivos, proteger a saúde das pessoas que manuseiam as embalagens de óleo automotivo, e prevenir os prejuízos ao meio ambiente em decorrência do mau uso e descarte indevido dos resíduos gerados após sua utilização. Eles têm sido introduzidos no mundo todo de forma a padronizar essas informações tão importantes.

No Brasil já são exigidos por lei, que estabeleceu que: “O produto químico utilizado no local de trabalho deve ser classificado quanto aos perigos para a segurança e a saúde dos trabalhadores de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), da Organização das Nações Unidas.”.

De acordo com a regra, novos elementos foram introduzidos na rotulagem e embalagem de misturas, ou seja, novos pictogramas, palavras de advertência, frases de perigo e frases de precaução. Isso torna o rótulo do produto ainda mais esclarecedor e preventivo. Por exemplo: Perigo de irritação ocular pode ser evitado por um simples pictograma contendo um símbolo tipo ponto de exclamação: ! , uma palavra de advertência, ATENÇÃO e uma frase de perigo do tipo: PROVOCA IRRITAÇÃO OCULAR GRAVE e outra de precaução: LAVE OS OLHOS CUIDADOSAMENTE APÓS O MANUSEIO.

Os consumidores de lubrificantes também poderão encontrar alguns desses avisos, como aqueles que mencionamos acima, estampados nos rótulos de embalagens de produtos fabricados a partir de junho de 2015, conforme exigência da Resolução 22/2014 da ANP.
Por isso não despreze as informações do rótulo. Se o seu óleo obedece essa determinação, é mais um motivo de credibilidade para sua escolha.

Continue de olho nas dicas aqui do nosso site.

Ir ao Topo