ESG e os lubrificantes: tudo a ver

ESG2023-12-29T20:43:47-03:00

Afinal, o que é ESG?

ESG é a sigla em inglês para definir Ambiental, Social e Governança (Environmental, Social and Governance), uma reunião de boas práticas adotadas ao redor do mundo por empresas que estão fazendo mais do que apenas atuar na economia.

O termo surgiu em 2004 em um documento da Organização das Nações Unidas (ONU), chamado “Quem se preocupa, ganha” (Who Cares Wins) e tem ganhado cada vez mais força, entrando no cotidiano das companhias.

Boas práticas no setor de lubrificantes

Na área ambiental

  • Gestão dos resíduos da cadeia de produção e consumo, para que não poluam o ambiente
  • Ações para reduzir a poluição do ar e da água
  • Práticas que evitam o desmatamento
  • Uso de energias renováveis
  • Ações que consideram o cenário de crise climática no mundo

Na área social

  • Adoção de políticas de diversidade e inclusão na empresa
  • Apoio a ações sociais que beneficiem a comunidade e a sociedade
  • Compromisso com direitos trabalhistas
  • Equidade de gênero no planejamento interno
  • Promoção da segurança e da saúde dos colaboradores

Na área de governança

A governança corporativa existe dentro das empresas para garantir equilíbrio de interesses entre todas as partes, incluindo:

  • Ética nos negócios
  • Compliance e integridade institucional, respeitando leis vigentes e códigos internos de conduta

  • Transparência na comunicação interna e externa

Reaproveitamento de até 70% do óleo lubrificante que seria descartado, transformando-o em matéria-prima para a indústria

Estímulo à adoção nas empresas de culturas organizacionais voltadas à diversidade de cor, gênero, orientação sexual e religiosa

Criação de manuais de integridade anticorrupção e antissuborno, incluindo auditorias e proteção aos direitos humanos

ESG e a indústria de óleos lubrificantes

A indústria de óleos lubrificantes e, em especial, a brasileira tem tudo a ver com ESG, pois suas práticas são referência mundial em preservação ambiental e, consequentemente, produzem muitos impactos positivos sobre a sociedade.

Desde 2005, cinco anos antes da edição da Lei Nacional de Resíduos Sólidos, o setor pratica a logística reversa do óleo e das embalagens usadas. A lei é de 2010, mas foi regulamentada apenas em 2022.

Saiba que você também pode fazer a sua parte: procure saber se seu ponto de troca faz a logística reversa das embalagens usadas. Sua escolha faz a diferença.

Saiba mais

A logística reserva recolhe todo o material que foi usado e faz com que ele volte para a indústria por meio do seu reaproveitamento. O processo mobiliza diversos agentes econômicos, desde os que estão na coleta e trabalham no transporte aos que operam na transformação química, entre vários outros, todos destinados a promover a preservação ambiental e o descarte adequado de resíduos.

A indústria de óleos lubrificantes tem metas anuais de coleta, por região geográfica. Nesse processo, o óleo coletado é rerrefinado e seus contaminantes são removidos, permitindo que até 70% do material que seria descartado seja usado como matéria-prima. Ou seja, o óleo lubrificante que vai para o motor do seu veículo é um produto altamente sustentável. Já as embalagens plásticas passam por processos que permitem sua reutilização na própria indústria de lubrificantes, ou em outros segmentos.

Os produtos são projetados e produzidos para atender características de redução de resíduos sólidos e emissões de carbono por meio do aumento do ciclo de sua vida útil. A busca da redução gradual da dependência de insumos fósseis na fabricação de lubrificantes é também um pilar importante para a oferta à sociedade de um produto que contribui para o atendimento de metas ambientais cada vez mais ambiciosas.

Pacto de Integridade

O Pacto de Integridade, lançado na Rio Oil&Gas 2018, é o compromisso de um grupo que reúne representantes de 14 empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) com a observância de um alto padrão de integridade na condução de suas atividades, visando à promoção de um modelo de negócios ético, sustentável, transparente, ambiental e socialmente responsável.

Guia de Boas Práticas

O Guia de Boas Práticas em Integridade Corporativa para o Setor de Óleo e Gás reúne as melhores práticas de compliance e integridade, elaborado pelas empresas e organizações que compõem a Comissão de Compliance do IBP. A primeira versão, de 2018, contou com o apoio do Ministério da Transparência e da Controladoria Geral da União (CGU). Em 2022, o Guia foi atualizado.

Em 2022, foram vendidos mais de 1.3 milhão de metros cúbicos de lubrificante e recolhidas 500 mil toneladas de óleo usado no Brasil

Destaques

Atento ao cenário global de transição para uma economia de baixo carbono, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) realizou em 2023, no Rio de Janeiro, o ESG Energy Forum IBP, reunindo representantes de grandes empresas de óleo, gás e energia.

Saiba mais

Em 2022, o Instituto Jogue Limpo destinou ao rerrefino mais de 80 toneladas de lubrificante usado. Diversas entidades, espalhadas pelo país, atuam no sistema de logística reversa para coleta dos óleos lubrificantes usados ou contaminados (OLUC).

Saiba mais

Hoje já existem lubrificantes responsáveis por um baixo índice de emissão de gases poluentes na atmosfera. São produtos com componentes sofisticados nas suas formulações, que reduzem o atrito, previnem a formação de depósitos, aumentando a vida útil do veículo.

Saiba mais

Saiba mais sobre ESG no setor de lubrificantes

Ir ao Topo