Afinal, o que é ESG?
ESG é a sigla em inglês para definir Ambiental, Social e Governança (Environmental, Social and Governance), uma reunião de boas práticas adotadas ao redor do mundo por empresas que estão fazendo mais do que apenas atuar na economia.
O termo surgiu em 2004 em um documento da Organização das Nações Unidas (ONU), chamado “Quem se preocupa, ganha” (Who Cares Wins) e tem ganhado cada vez mais força, entrando no cotidiano das companhias.
Boas práticas no setor de lubrificantes
Reaproveitamento de até 70% do óleo lubrificante que seria descartado, transformando-o em matéria-prima para a indústria
Estímulo à adoção nas empresas de culturas organizacionais voltadas à diversidade de cor, gênero, orientação sexual e religiosa
Criação de manuais de integridade anticorrupção e antissuborno, incluindo auditorias e proteção aos direitos humanos
ESG e a indústria de óleos lubrificantes
A indústria de óleos lubrificantes e, em especial, a brasileira tem tudo a ver com ESG, pois suas práticas são referência mundial em preservação ambiental e, consequentemente, produzem muitos impactos positivos sobre a sociedade.
Desde 2005, cinco anos antes da edição da Lei Nacional de Resíduos Sólidos, o setor pratica a logística reversa do óleo e das embalagens usadas. A lei é de 2010, mas foi regulamentada apenas em 2022.
Saiba que você também pode fazer a sua parte: procure saber se seu ponto de troca faz a logística reversa das embalagens usadas. Sua escolha faz a diferença.
Saiba mais
Em 2022, foram vendidos mais de 1.3 milhão de metros cúbicos de lubrificante e recolhidas 500 mil toneladas de óleo usado no Brasil
Destaques
Atento ao cenário global de transição para uma economia de baixo carbono, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) realizou em 2023, no Rio de Janeiro, o ESG Energy Forum IBP, reunindo representantes de grandes empresas de óleo, gás e energia.
Em 2022, o Instituto Jogue Limpo destinou ao rerrefino mais de 80 toneladas de lubrificante usado. Diversas entidades, espalhadas pelo país, atuam no sistema de logística reversa para coleta dos óleos lubrificantes usados ou contaminados (OLUC).
Hoje já existem lubrificantes responsáveis por um baixo índice de emissão de gases poluentes na atmosfera. São produtos com componentes sofisticados nas suas formulações, que reduzem o atrito, previnem a formação de depósitos, aumentando a vida útil do veículo.