A Arena de Lubrificantes, área especial da Rog.e, recebeu no dia 25/9 a palestra “Transição Energética: Sustentabilidade e Inovação na Indústria de Óleo e Gás”, do engenheiro Thiago Ferreira Veiga, gerente de Desenvolvimento Técnico de Produtos (Lubrificantes e Combustíveis) da Vibra.

Ele citou números do relatório de sustentabilidade da empresa de 2023 e destacou os esforços da companhia para reduzir as emissões de carbono na atmosfera.

De acordo com o engenheiro, o fato de a indústria de óleos lubrificantes ser uma referência em reaproveitamento de materiais é um facilitador para as ações de sustentabilidade. “O negócio de lubrificantes favorece esse caminho”, afirmou.

A Lubrax, destacou Veiga, tem feito treinamentos junto aos seus clientes para promover boas práticas de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), como estocagem adequada e substituição de embalagens plásticas por produtos que podem ser vendidos a granel.

Caso de sucesso

Veiga afirmou que, recentemente, a empresa conseguiu desenvolver um novo óleo lubrificante, capaz de aumentar o período de troca de 9 para 14 meses, no setor ferroviário . Com a maior durabilidade do produto, há redução da geração de óleo usado, frisou. “A máquina não para a cada nove meses para fazer troca. É um case muito relevante, que já é público”, celebrou.

Em relação ao descarte inadequado, o representante da Vibra explicou que a empresa tem uma “agenda contínua de construção de relacionamento” com seus compradores. O processo envolve orientações sobre armazenamento, cuidados durante o uso, descarte e indicação de parceiros para destinação dos produtos usados, por exemplo, no setor agrícola.

Relatório de 2023

A Vibra tem como objetivo realizar a logística reversa de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas e  de óleo lubrificante usado ou contaminado (conhecido pela sigla OLUC). Em 2023, a empresa certificou a coleta e reciclagem de 1.064 toneladas de embalagens plásticas de 1 litro pós-consumo, representando 28,32% do total comercializado. No caso do OLUC, a companhia certificou a coleta e o envio para rerrefino de aproximadamente 92 mil toneladas, o que corresponde a 41,91% do total comercializado naquele ano.

Sobre o evento

A ROG.e, um dos maiores eventos globais de energia, lançou na edição deste ano a Arena de Lubrificantes, uma área especial com a participação de especialistas debatendo questões importantes sobre os lubrificantes. O evento acontece de 23 a 26 de setembro, no Boulevard Olímpico do Rio de Janeiro.

Entre os destaques da programação está a participação dos consultores do Óleo Certo em um painel para falar de mitos e verdades sobre lubrificantes, no dia 26.

A Arena de Lubrificantes ROG.e tem patrocínio das seguintes empresas do setor: Castrol, ICONIC (fabricante das marcas de lubrificantes Texaco e Ipiranga), Infineum, Mobil, Petronas, Raízen (fabricante dos lubrificantes da Shell) e Vibra (fabricante dos lubrificantes Lubrax). Também conta com patrocínio da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Lwart, e Lubes em Foco. A iniciativa tem apoio do Instituto Combustível Legal (ICL), da Lubrizol e do Instituto Jogue Limpo.