A Arena de Lubrificantes, área especial da Rog.e, recebeu no dia 25/9 a palestra “ESG e Circularidade no Mercado de Lubrificantes”, de Lorena Nascimento, gestora de Sustentabilidade da Moove. A empresa produz, vende e distribui óleos lubrificantes e graxas para os segmentos automotivo, agrícola, aéreo, naval e industrial.
A engenheira apresentou as ações que a companhia tem promovido na área de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança). Segundo ela, uma das preocupações internas é com o ciclo de vida dos produtos, com destaque para as ações após o consumo. Por isso, a Moove inclui em seus processos a chamada logística reversa, que é o reaproveitamento de materiais que saíram da fábrica e depois voltam para ela como novas matérias-primas.
“Esse cenário de circularidade é algo que já vem acompanhando nosso mercado”, comentou, ao destacar o pioneirismo da indústria de lubrificantes nos processos de logística reversa. “Conseguimos fazer um cenário de circularidade dentro da nossa operação”, completou, informando que trabalham com retorno de tambores e embalagens.
Nascimento também falou sobre as preocupações com emissões de gases poluentes na atmosfera. “Fomentamos o cálculo das emissões. Toda a cadeia é monitorada, em vários escopos, principalmente no descarte”, explicou.
Governança corporativa
Em relação à governança de ESG, a representante da Moove disse que a empresa chama o processo de “jornada”, já que muitas das ações “não têm um prazo” para serem executadas. “É um aprendizado”, disse. A companhia também criou um conceito próprio para o fomento de boas práticas, a “Jornada EESG” acrescentando o “e” da palavra “econômico” às demais letras da sigla em inglês, destacando que “a área econômica caminha ao lado da ESG”.
Uso de plásticos reaproveitados
Nascimento também falou sobre o uso de resina reciclada pós-consumo, conhecida como resina PCR (sigla para post-consumer recycled, em inglês). Em 2020, a Moove assumiu o compromisso de adotar o material em suas embalagens.
O último relatório de sustentabilidade da empresa destaca que a bombona de 20 litros produzida no Brasil tem 40% de resina PCR e o uso do material resultou, em 2022, na diminuição de 7,38% no consumo total de plástico virgem e em aproximadamente 405 toneladas de plástico reciclado.
Diversidade e equilíbrio de gênero
Segundo a gestora, a Moove compartilha do objetivo de alcançar o número de 10 mil lideranças negras dentro do Mover, programa em parceria com outras empresas, e tem como meta alcançar a fração de 30% de mulheres em cargos de liderança.
Sobre o evento
A ROG.e, um dos maiores eventos globais de energia, lançou na edição deste ano a Arena de Lubrificantes, uma área especial com a participação de especialistas debatendo questões importantes sobre os lubrificantes. O evento acontece de 23 a 26 de setembro, no Boulevard Olímpico do Rio de Janeiro.
Entre os destaques da programação está a participação dos consultores do Óleo Certo em um painel para falar de mitos e verdades sobre lubrificantes, no dia 26.
A Arena de Lubrificantes ROG.e tem patrocínio das seguintes empresas do setor: Castrol, ICONIC (fabricante das marcas de lubrificantes Texaco e Ipiranga), Infineum, Mobil, Petronas, Raízen (fabricante dos lubrificantes da Shell) e Vibra (fabricante dos lubrificantes Lubrax). Também conta com patrocínio da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Lwart, e Lubes em Foco. A iniciativa tem apoio do Instituto Combustível Legal (ICL), da Lubrizol e do Instituto Jogue Limpo.