O óleo lubrificante pode interferir no consumo de combustível? Fique por dentro!

Por |2021-07-03T15:03:20-03:0023 de abril de 2020|Por dentro do óleo|

Você sabe de que maneira o óleo influencia no consumo de combustível? O que faz um carro consumir mais ou menos óleo lubrificante? Quais as condições para que um óleo esteja fora das especificações? Acompanhe, a seguir, as explicações da especialista Fernanda Ribeiro da Silva, Coordenadora de Gestão de Produtos, Divisão de Tecnologia da Iconic, joint venture da Ipiranga e da Chevron.

Óleo Certo: de que maneira o óleo influencia no consumo de combustível? 
Fernanda Silva: para garantir que o veículo atinja seu objetivo de menor emissão de poluentes, as montadoras buscaram tecnologias que possam proporcionar ao veículo um menor consumo de combustível. Com os novos projetos de motores, surgiu a necessidade de utilizar lubrificantes com graus de viscosidades menores como, por exemplo, os produtos SAE 10W30, 5W30 e 0W20. Desde que indicado, os óleos de baixa viscosidade tornam a partida a frio mais fácil para o motor, fazendo com que o movimento das peças móveis seja menos resistente, o que consome menos energia do motor e, por conseguinte, contribui para maior economia de combustível.

Óleo Certo: um óleo errado faz o carro consumir quanto a mais? É possível mensurar isso? 
Fernanda Silva: não é possível mensurar esse desempenho. O consumo do óleo lubrificante de um veículo depende do projeto do motor e de suas condições de manutenção.

Óleo Certo: o que seria um óleo fora das especificações?
Fernanda Silva: um lubrificante fora das especificações é aquele que não está de acordo com as informações constantes no seu rótulo. Por exemplo, o óleo pode estar fora das especificações quanto ao nível de desempenho e ao grau de viscosidade.

Ir ao Topo