Diariamente muitos proprietários de veículos se perguntam como prolongar a vida útil do motor. Porém, uma coisa é importante frisar: o tempo de duração do motor depende do cuidado com o veículo e seu uso adequado.
Por isso, o Óleo Certo separou cinco dicas importantes para te ajudar a aumentar a vida útil do seu veículo.
1) Mantenha o óleo em nível adequado
Um ponto importante é verificar o nível do óleo. Cerca de 0,5L de óleo a cada 1000Km pode ser considerado um consumo aceitável. Portanto verifique o nível de óleo a cada 1000km. O óleo deve ser mantido na quantidade certa, sempre atento para não ultrapassar as marcas de máxima e mínima. Isso evita falhas no motor, superaquecimento ou outros problemas.
2) Troque o filtro de óleo
Anote: Troque o óleo no intervalo recomendado e toda vez que trocar o óleo, você também deve trocar o filtro.
O óleo circula pelo motor, ele carrega partículas e impurezas que podem trazer sérios danos ao veículo. Esse é o momento em que o filtro age. Ele armazena essas impurezas e faz com que o fluido volte a circular limpo no motor. Caso você troque o óleo, mas não troque o filtro, o lubrificante novo pode ser contaminado ao passar pelo filtro.
3) Verifique o nível de fluido no radiador
Assim como o óleo, é fundamental que você verifique o nível de fluido no radiador. Ele Ela ajuda a manter a temperatura certa para o funcionamento do propulsor e, por isso, deve ser verificado para evitar que o motor superaqueça.
4) Luzes no painel
O seu veículo também dá sinais que algo não está indo bem. Uma série de problemas podem ser identificados por essas luzes, como bateria fraca, superaquecimento do motor e danos na injeção eletrônica.
Através do manual do seu veículo você já consegue identificar a causa da luz acesa. Entretanto, alguns sinais não são percebidos facilmente. Um instrumento que pode ajudar na identificação dos problemas é o scanner automotivo, capaz de encontrar desde problemas na injeção eletrônica até a calibração incorreta dos pneus.
5) Alinhamento e balanceamento
Alinhamento e balanceamento são fundamentais para dar estabilidade ao veículo e também para você prolongar a vida útil do seu motor.
Quando os pneus não estão alinhados ou precisam de balanceamento, isso gera maior atrito entre o chão e as rodas. Assim, o motor precisa trabalhar mais e funcionar em uma potência maior para fazer o veículo entrar em movimento.
A correta calibração dos pneus também ajuda a economizar combustível. Pneus baixos aumentam o atrito entre eles e o chão, exigindo maior energia do motor, e consequente gasto de combustível, para movimentar o veículo.
Agora que você já tem essas informações em mãos, o mais importante é ficar atento.