Conferir o nível do óleo lubrificante é uma das principais tarefas para evitar problemas no funcionamento do motor. É uma das boas práticas que ajudam a manter a vida útil do carro e evitar uma série de problemas nas peças.
O lugar onde fica a vareta pode variar, então, é importante consultar o manual do fabricante do seu veículo, ou, até mesmo, um profissional da área. Entretanto, como não é uma tarefa tão difícil, em geral, é possível fazer isso sem ajuda de um técnico.
A vareta tem duas indicações: a do nível máximo e a do nível mínimo. O nível ideal para bom funcionamento do sistema é deixar o óleo entre o mínimo e o máximo das marcações.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o nível correto fica entre os dois traços e não só no traço superior da vareta. Se o óleo ficar abaixo do mínimo, o motor pode ser seriamente prejudicado por falta de lubrificação.
Segundo a fabricante Lubrax, se o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas. “Além disso, o óleo em excesso pode ser queimado na câmara de combustão, sujando as velas e as válvulas e danificando o catalisador no sistema de descarga do veículo”, informa a empresa.
Passo a passo para conferir o nível do lubrificante do motor:
- Estacione o carro em um lugar plano.
- Abra o capô e veja onde está a vareta para medição. Normalmente, ela é amarela e, em alguns casos, laranja.
- Retire a vareta do cárter.
- Limpe a vareta com um pano limpo e seco, ou com um pedaço de papel.
- Reintroduza o objeto no lugar onde estava. A vareta deve ir até o final do encaixe!
- Retire novamente a vareta. Agora, é hora de checar qual nível o óleo está marcando.
- Se estiver no nível mínimo, você terá que completar com o óleo igual ao que já está no motor, sem deixar que ele passe do nível máximo da vareta. Se estiver entre o nível mínimo e o máximo, tudo certo. E a marcação nunca deve passar do nível máximo.
Dicas importantes ao checar o nível do óleo:
- É fundamental que o carro esteja em uma superfície plana, e o motor não deve estar quente. Quando não se espera o tempo de resfriamento e quando o carro não está em uma superfície plana, é muito comum que a medição acabe sendo incorreta e as pessoas completem o óleo sem necessidade.
- Se o óleo for muito viscoso, é ainda mais importante esperar os cinco minutinhos antes de deixar que o frentista verifique o nível. Lembre-se: antes da medição, o óleo precisa baixar e esfriar.
- Na hora de reintrodução da vareta, é realmente importante que ela desça até o seu encaixe final para evitar uma medição errada.
- Se o óleo estiver muito escuro, não se assuste. Quer dizer que ele cumpriu sua função e fez a limpeza do motor.
- O manual do fabricante diz exatamente qual é o tipo de óleo lubrificante adequado para cada veículo, então, não deixe de conferir as informações que estão nele.
- Quando for completar o nível, utilize o mesmo óleo lubrificante que já está no motor!
- Cuidado para não colocar lubrificante demais. O óleo em excesso pode acabar gerando uma espécie de espuma no motor, impedindo o funcionamento certo. A função do óleo, que é resfriar o sistema, não vai ser cumprida. Portanto, jamais deixe o óleo ultrapassar o nível máximo da vareta. E não deixe que ele caia sobre o tubo de escape quente, pois há risco de incêndio.
Leia também: Escolher o óleo certo gera economia
Por que andar com óleo abaixo do nível mínimo prejudica o carro?
Quando isso acontece, o motor começa a ter pouca lubrificação, gerando desgaste mais rápido dos componentes. Outro problema é um possível superaquecimento, levando-o a fundir.
O óleo lubrificante existe justamente para ajudar a resfriar o sistema durante a queima de combustível, e se ele estiver em pouca quantidade, o resfriamento será menor.
O carro também pode acabar consumindo mais combustível, já que o motor está trabalhando fora da eficiência máxima.
Então, se o veículo está com óleo no mínimo, ou abaixo dele, procure andar apenas uma distância curta que o permita chegar até um local adequado para completar o nível. Em média, é necessário completar com cerca de um litro de óleo lubrificante.
Por que o carro perde óleo lubrificante?
É natural que, com o uso, ocorra algum consumo de lubrificante. Daí a importância de verificação periódica do nível na vareta. Alguns manuais do
proprietário até indicam o provável consumo do veículo, tendo em vista as características do motor.
Entretanto, se a vareta indica frequentemente que o óleo está fora do nível, isso pode ser consequência de vazamento. Tem uma mancha embaixo do carro? Isso pode ser uma resposta. E o óleo também pode vazar para dentro do próprio motor, fazendo com que seja queimado junto com o combustível.
Desgaste de peças importantes podem levar ao vazamento do óleo para a câmara de combustão, provocando, assim, a saída de uma fumaça cinza-azulada do escapamento.
Assista: Deve-se adicionar aditivos ao óleo lubrificante? Especialista responde!