A diferença entre um óleo mineral e um óleo sintético está justamente no processo de obtenção desses óleos básicos que fazem parte de sua composição. No caso dos óleos básicos minerais, eles são obtidos da separação de componentes do petróleo, no seu processo de refino, se caracterizando por uma mistura de hidrocarbonetos. Já os óleos básicos sintéticos são obtidos por reação química, em plantas petroquímicas.
Com isso, temos um maior controle em sua fabricação, permitindo obter vários tipos de produtos, com diferentes propriedades. É por essa razão que os óleos sintéticos são produtos mais estáveis e com maior resistência ao envelhecimento.
Há também uma terceira categoria de óleos: os semissintéticos, ou de base sintética. Esse tipo de lubrificante emprega uma mistura, em proporções variáveis, de óleos básicos minerais e sintéticos. A ideia é reunir as melhores propriedades de cada tipo óleo, otimizando o custo, já que as matérias-primas sintéticas possuem custo mais elevado do que as de base mineral. Mas afinal: posso misturar óleos mineral, sintético e semissintético no meu veículo? Assista ao vídeo e entenda!