O Óleo Certo está aqui para te fazer uma pergunta: você está com a troca de óleo em dia? Pois bem, caso tenha deixado esse item importante da manutenção de lado, ainda dá tempo de fazer a coisa certa. Certamente, o seu bolso e o seu veículo vão agradecer!

Ao longo dos últimos anos, publicamos dicas importantes, tanto para carros leves e motos, como para veículos pesados, e juntamos as informações todas aqui. Aproveite e compartilhe com aquela pessoa que certamente esqueceu de botar a manutenção do óleo em dia! Confira a seguir:

Nível baixo do lubrificante pode causar problemas

Você costuma verificar o lubrificante do motor? Caso não tenha esse hábito, entenda como o baixo nível do óleo pode afetar seriamente o seu veículo. Asista ao vídeo abaixo:

YouTube player

Trocou o óleo e espanou a rosca do cárter?

O cárter é uma peça da parte inferior do motor, uma espécie de reservatório onde o lubrificante fica acumulado. Em geral, é por lá que é feita a troca de óleo. Para isso, é necessário desenroscar um parafuso (bujão) para fazer o lubrificante usado escoar. Se o bujão for enroscado de volta de forma errada, a rosca do cárter pode espanar, fazendo com que haja vazamento de óleo. Entenda o problema e saiba como preveni-lo.

Uso do lubrificante errado afeta consumo de combustível

Se você acha que apenas o uso abusivo de ar-condicionado, andar de vidros abertos na estrada, ou esquecer da calibragem dos pneus podem fazer o seu carro gastar mais combustível, saiba que o uso incorreto do lubrificante também afeta o consumo Veja se você está cometendo algum desses erros.

Atenção aos sinais de alerta mais comuns relacionados ao lubrificante do motor

Mancha de óleo no chão, carro esfumaçando, nível baixo do lubrificante, óleo escuro, quilometragem e tempo de uso…. Neste vídeo, o especialista Luiz Feijó Lemos fala, de forma bem clara e objetiva, sobre os cinco problemas mais comuns que o seu carro pode ter com relação ao óleo do motor. Quer saber mais? Então, assista ao vídeo abaixo!

YouTube player

 

Picapes, SUVs e crossovers: o que você precisa saber na hora de trocar o óleo em veículos a diesel

Qual o melhor óleo lubrificante para veículos movidos a diesel? Essa pergunta, na verdade, pode ser respondida com base em alguns fatores técnicos e também em questões ligadas ao comportamento do usuário! Confira na matéria, que também traz explicações sobre viscosidade e dicas de segurança para hora da troca de óleo.

Troca de óleo em caminhões: como garantir o melhor desempenho?

Lubrificantes para veículos pesados, como caminhões, por exemplo, são feitos especialmente para utilização em condições severas. São fabricados para conseguir diminuir os desgastes causados no dia a dia no motor e pelas cargas muito pesadas transportadas.

Um motor de ciclo diesel tem taxas de compressão mais altas quando comparadas aos motores do tipo Ciclo Otto: possuem torque mais alto em baixas rotações, injeção de combustível direta nos cilindros, combustível com maior densidade e biodiesel na combustão. Saiba mais.

Fique atento à troca de óleo nas motocicletas: motor e transmissão agradecem

Somadas às dicas de 2022, o Óleo Certo também já abordou aqui no site alguns pontos importantes sobre troca de óleo e limpeza de corrente em motocicletas. Com nível de exigência maior, os motores das motos recebem aditivos especiais para essa performance e o uso de lubrificantes inadequados, inclusive para carros, pode causar grandes prejuízos com a quebra do motor e do câmbio, pois provocam o desgaste prematuro das partes, diminuindo a durabilidade do equipamento. Confira.

Curtiu essas dicas? Leia também: